segunda-feira, outubro 12, 2015

Especial Dia Das Crianças - Na Minha Época...



Olá seres humanos lindos, como vocês estão ?

Gente, hoje é um dia bem diferente, todo lindo e especial. Já faz um tempo desde que eu parei de sentir aquele frio na barriga cheio de expectativa toda vez que o dia das crianças se aproximava. Mas o meu espírito infantil ainda sobrevive firme e forte a esse mundo cada vez mais frio e cruel, onde só podemos sobreviver e evitar completos colapsos mentais se encararmos o mundo com uma olhar que ainda não saiu da casa dos 10 anos de idade.

Mas um dos fatos da vida é que: A cada dia que passa eu me sinto mais velha, e pior, mais ultrapassada. Eu ainda não consigo aceitar muito bem o simples fato de que esse pessoal que nasceu em 2000 já está se formando no ensino médio! Caraca, quando séculos eu dormi? O que aconteceu com o tempo ? Por que esse maldito não passa mais devagar?


Mas uma coisa legal ( e as vezes meio assustadora ) de se ver, é como as coisas mudaram. Algumas mudaram para melhor, outras para pior. Se por um lado a molecada agora é muito mais alienada, e um pouco mais insuportável ( por que aos 12 o guri já age como uma adulto babaca de 25 ), por outro lado, agora nós temos tecnologia, joguinhos legais, filmes bacanas, séries incríveis e tc, etc, etc... Infelizmente essa nova geração que adora criticar não enxerga essa magia da evolução tecnológica, talvez por que quando elas nasceram, já estava tudo pronto.

Sendo assim eu achei que seria legal montar um comparativo aqui no blog. Fiz uma listinha com coisa que foram super sucesso entre a molecada quando eu era criança, e resolvi colocá-las lado a lado com sua versão hi-tec. Bora dar uma olhada e se sentir velho ?


1 - Walk Man vs Ipod

Já dizia meu velho avô quando me via curtindo um bom Ana Júlia, do Los Hermanos :

- Na minha época a gente ouvia música de verdade, não essas porcarias.

Hoje em dia eu entendo o que ele queria dizer. Não vou cair na hipocrisia de negar minhas horas de É o Tchan, e aquele CD do Felipe Dylon que ficou semanas dentro do meu som. Obviamente, também não vou negar que tem algumas músicas da Ariana Grande no meu MP3, assim como outras da Sia, e até uma do RedFoo.

Mas antes de toda essa coisa com Ipod, IPhone, e muitos outros ´´ I``, a gente ouvia música numa paradinha chamada Wlakman, que mais tarde evoluiu para o DiscMan, logo depois era virou um negocinho chamado MP3. E convenhamos, a situação melhorou muito, até por que, antes nós deixávamos de levar os cadernos pra escola pra poder liberar espaço para as fitas k7, quando a coisa toda foi pro CD, a situação piorou por que as caixinhas eram maiores... quando lançaram o MP3, a desculpa de ter esquecido algum livro ou caderno em casa caiu por terra.

E agora, temos os Ipods. Essas pequenas coisinhas fofas que podem armazenar infinitos gigas de músicas, filmes e mais um monte de coisas. Praticidade é tudo na vida.


2 - Nokia ´´ Tijolão`` vs Galaxy ( insira uma das mil terminologias aqui )

Hoje em dia pra um celular ser bom ele tem que ter pelo menos uma tela touch, mp4, uma câmera boa, acesso a internet e compatibilidade com MUITOS aplicativos. O que essa gurizada não sabe, é que houve uma época em que tudo era mais simples, os celulares tinham no máximo uns joguinhos muito legais, e a tela era verde, em pixels. Eu me lembro de ter me divertido muito jogando Snake no primeiro celular que meu pai comprou ( que ainda tinha anteninha).

Mas a revolução chegou mesmo quando começaram a produzir telefones com telas coloridas e toque polifônicos. Não dava pra ouvir a voz a do cantor, na verdade parecia mais uma musiquinha de video - game, mas a gente achava o máximo... quando lançaram celulares com câmeras... o mundo quase parou. E olha que eu nem falei dos lendários celulares flip, que abriam estilosamente pra você atender as suas ligações.



3 - Livros vs E-Book

Ler sempre foi uma paixão na minha vida. Mas se tem um coisa que separa gerações é esse hábito por leitura. Dá pra saber quem é das antigas pelo simples hábito de ler livros impressos... Hoje o pessoal compra livros virtuais online, os famosos E- Books... eu particularmente não curto muito ler em telas, prefiro passar a páginas e tudo mais.

Além disso, a tecnologia ( leia-se, internet ), facilitou e muito a vida dessa nova geração. Se antigamente tínhamos que enfiar a cara em livros para fazer nossas pesquisas e trabalhos de escola, hoje bastam apenas alguns cliques e podemos encontrar literalmente milhares de resumos, artigos e outras coisas sobre os temas que precisamos.

Agora não precisamos mais cair de cara em enciclopédias ( quem lembra da Barsa? ) e está tudo a nosso alcance. Se por um lado essa facilitação  melhorou muito a nossa vida, por outro eu acredito que isso tem criado uma nova geração de gente levemente preguiçosa. Espero estar errada.


4 - Tamagotchi vs Pou

Hoje a molecada adora um bichinho virtual e na minha época não era diferente... pelo menos não tão diferente. Hoje todo mundo cria o bichinho que quer, do jeito que quer, basta acessar a PlayStore e escolher o seu predileto. Geralmente é o Pou, aquele negocinho meio estranho que ninguém sabe definir que bicho é.  Pros mais realistas temos o Tom e a Ângela, que são gatinhos fofinhos que podem ser criados como mascotes reais e eles também envelhecem e tudo mais.

Mas nada nunca vai superar a emoção que era cuidar de um bichinho virtual que podia ser usado como chaveiro: O Tamagotchi.

Esse bichinho deu muitas noções de responsabilidade para toda uma geração. Isso por que diferente dos mascotes virtuais de hoje, ele realmente morria. Fosse de sono, sede, fome ou tédio, se você esquecesse dele por cinco minutos, o pobre coitado ia dessa pra uma melhor, isso por que o aparelhinho do Tamagotchi não enviava notificações com apitos dizendo quando o bichinho estava pela hora da morte. 

E se ele morresse, era meio complicado traze-lo de volta a vida: Ou você guardava a chave dele ( que era uma pedacinho de plastico transparente que se encaixava no aparelhinho reiniciando o mesmo e vivia sumindo ) ou você corria atrás de algum objeto com a ponta bem fininha pra apertar o botão de reiniciar que tinha atrás, mas era um porre de apertar.


5 - Band Kids, Tv Globinho, Bom Dia e Cia vs Encontro Com Fátima Bernardes e... Bom Dia e Cia.

Sábados sempre foram os melhores dias da semana. Na minha época ( e eu me sinto muito estranha dizendo isso ) o ritual era sempre o mesmo e não podia ser substituído por nada nessa vida:


  • Fazer os para casas na sexta pra ter o fim de semana livre
  • Acordar no sábado as 7:30
  • Pegar seu travesseiro mais fofinho e sua coberta predileta
  • Correr pro sofá ( antes que alguém chegasse na sua frente)
  • Ligar a tv no SBT, Band ou Globo
  • Esperar sua mãe trazer o Nescau 
  • Ser feliz
Hoje em dia a programação infantil da tv aberta anda uma verdadeira vergonha.  A Globo se desfez de toda a programação voltada para as crianças, a Band, idem... Já o SBT, mantém o Bom Dia e Cia ali, firme e forte, e apesar dos desenhos não serem grande coisa, ainda dá pra se divertir um pouco se você ignorar os apresentadores chatinhos que tem passado pelo programa ano após anos e o joguinho maçantes. Na verdade, o povo hoje se diverte mesmo é vendo a criançada que quer ganhar Play Station na roleta acabar levando uma jogo da vida pra casa.

Mas pra quem viveu a década de 90 e um pedacinho bom da virada do século, as coisas eram diferentes. Durante as manhãs você podia escolher entre os desenhos de ação da TV Globinho ( Apresentada pela Giovanna Tominaga ), como As Aventura de Jack Chan, Inuyasha, Sakura Card Captors e etc, ou os clássicos do Bom Dia e Cia, apresentado pela tia Jackeline Petkovick, que variavam entre Looney Toones, Pink e Cérebro, Tom e Jarry e mais um monte...



Mas a felicidade verdeira estava reservada para as tarde. Primeiro amor de muito garotos que hoje tem quase 30 anos, Kira, a super heroína em treinamento apresentava o Band Kids, cuja programação era praticamente toda composta por animes como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Tenchi Muyo, Yu Yu Hakusho e etc... era outro ritual mágico: Comer misto quente com toddy enquanto via animes. 



E assim eu encerro o post de hoje, cheia de saudade e nostalgia. Acho, aliás, tenho certeza de que o pessoal mais atual vai ficar meio perdido no post, mas o que vale a intenção e a curiosidade, certo? 

No mais, um abraço pra todos os leitores, e até mais =)



3 comentários:

  1. Vendo e lendo está postagem me sinto velha =-=
    De 16 anos para 61 x.x (ta exagerei)
    É engraçado ver como as coisas mudam,né?!
    Amei o post :3

    Meu Blog The World by Koizumi Visite *o*

    Post novo! Little Ulzzang Makeup (puppy eyes) #7 Confira! *o*

    ResponderExcluir
  2. Oiiii ^__^
    Até me deu uma vontade de voltar no tempo >__< e me senti mais velha também, eu tbm ainda não acredito que o pessoal que nasceu em 2000 já tá no ensino médio .--.
    Eu ainda não consigo ler E-books, prefiro ter o próprio livro mesmo, eu tenho a barça até hoje acredita?kkk
    Eu viva jogando snake no Nokia da minha mãe kkk e eu achava um walkman a coisa mais adolescente e descolada do mundo xD e tbm escutava muuito Ana Julia
    No meu caso eu assistia mais cartoon e tv a cabo >__<

    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nossa, tenho 24, sou mais velha que você. RIP SIHFSDUHFIUHSI
    Nunca tive um walkman ou discman, embora quisesse muito ;---; só tive esses mp3s gigantes que serviam como pendrive tbm (sem precisar do cabo) isiusdhfisudhiufd
    Joguei muito o ~jogo da cobrinha~ no cel da minha mãe. Meu recorde era super alto. E quando veio esse primeiro da sua colagem então? SPACE IMPACT!!! uhdsudhfsduhfui Lembro que quando ela ganhou um novo cel da empresa, eu fiquei com esse, haha. Meu primeiro celular. ♥
    Eu nunca tive uma Barsa, mas tive computador desde muito cedo e meu padrasto encomendou 38 ~CD-ROMS~ e tinha várias enciclopédias de ciências, história, etc. UISHSDUHFISD Passava horas lendo sobre, clicando em tudo... E eu era só uma criança. Supostamente nem tinha "cabeça" pra entender tudo.
    Não tive tamagotchi tbm, mas meus tios tiveram. Ele sempre morria ;-; idsjgijidjd rip. Quando ganhei meu primeiro Android, primeiro "jogo" que baixei foi o Pou kkk
    Já a TV Globinho... Nossa, sou da época das novelinhas da Angélica, como Caça-Talentos e Bambuluá, haha. Tinha vários apresentadores mirins antes, inclusive o Charles Emmanuel, dublador do Rony Weasley, que fazia o Escova hahah ai, que sdds ♥
    Bom Dia & Cia era apresentado pela Eliana antes, né? Daí ela traiu e foi pra outra emissora duhsdgufudhsfui mas com a Jack tbm era muito legal.
    Band Kids ♥ acho que foi meu programa favorito! A Kira muito linda representando as otaquinha tudo ao fangirlizar com personagem 2D uihuidshusihf Foi nesse programa que comecei a assistir Os Seis Biônicos, Bucky, Tenchi Muyo, El Hazard, Dragon Ball Z (só tinha assistido Dragon Ball)... Quando exibiram Yu Yu Hakusho, não tinha mais a Kira, se não me engano... Já tinha virado apenas um quadro com vários animes.
    ESSE GIF DO N'SYNC IUSHIUSHSDUHFFUI IT'S GONNA BE ME -dança- (nem sei se é essa mesmo)
    Amei o post! SÓ FALTOU FALAR QUE AS CRIANÇAS NÃO SABIAM DO PASSADO DO XUXA n
    Abraços~

    Nankin Dust

    ResponderExcluir

E ai, curtiu o post ? Então comente,meu amigo, comente! Mas não se esqueça de comentar sobre o que você leu, a clássica mendigagem de seguidores e likes não vai funcionar aqui. Ok ?

Obrigada pela visita :)

 
Ilustrações Designed by Freepik
© Minhas Palavras - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Íris Ramsés.
Tecnologia do Blogger.