domingo, março 09, 2014

Feliz Dia Da Mulher ( Atrasado )


Olá leitores, como vão vocês ?

Pois é, ontem foi dia 8 de março, Dia Internacional Da Mulher. E é claro que eu não poderia deixar essa data passar em branco aqui no blog. O post está atrasado, mas o importante é que está feito, não é ? Pois vamos dar seguimento as coisas aqui. 

O dia internacional da mulher não é só mais uma data comemorativa bonitinha no calendário do mundo. A história desse dia importantíssimo vai muito além das flores e dos rapazes nos desejarem felicidades e nos darem parabéns por sermos mulheres. É um dia que para nós, mulheres, deveria ser lembrado por nossa luta diária pelos nossos direito, nossa igualdade, nossa liberdade. Mas qual seria a origem desse dia ? Por que no dia 8 de março ? Pensando nisso eu resolvi fazer uma pesquisinha básica aqui e contar um pouco mais sobre esse dia tão importante. Bora lá .

Tudo começou durante a Segunda Revolução Industrial, quando as mulheres passaram a fazer parte da classe trabalhadora, a maioria delas delas trabalhava em fábricas sob condições completamente insalubres. Um dia as empregadas de uma fábrica de tecidos em Nova York se cansaram das péssimas condições de trabalho e das desigualdades ( como receber menos que os homens por uma tarefa que ambos executavam ) decidiram dar um basta a aquela situação e começaram um protesto. Mas a manifestação foi contida com tanta violência que um incêndio se iniciou no local matando mais de 130 mulheres. 

E assim começaram os primeiros passos do feminismo pelo  mundo. Mas foi somente em 1910 ( 53 anos depois da tragédia na fábrica ) durante um conferência na ONU que o dia 8 de março foi decretado com dia internacional da mulher, em homenagem as vítimas dos protestos ocorridos na fábrica de tecidos.

Existem muitas outras história interessante que nasceram depois desse protesto na fábrica de tecidos. Depois desse ocorrido lamentável que resultou na morte de dezenas de mulheres o mundo passou a conhecer o feminismo, o movimento se espalhou pelas nações e outras grandes conquistas se concretizaram. E a luta continua até hoje.

Vejam algumas conquistas das mulheres no decorrer dos anos pelo mundo :

- 1788 - o político e filósofo francês Condorcet reivindica direitos de participação política, emprego e educação para as mulheres.
- 1840 - Lucrécia Mott luta pela igualdade de direitos para mulheres e negros dos Estados Unidos.
- 1859 - surge na Rússia, na cidade de São Petersburgo, um movimento de luta pelos direitos das mulheres.
- 1862 - durante as eleições municipais, as mulheres podem votar pela primeira vez na Suécia.
- 1865 - na Alemanha, Louise Otto, cria a Associação Geral das Mulheres Alemãs.
- 1866 - No Reino Unido, o economista John S. Mill escreve exigindo o direito de voto para as mulheres inglesas
- 1869 - é criada nos Estados Unidos a Associação Nacional para o Sufrágio das Mulheres
- 1870 - Na França, as mulheres passam a ter acesso aos cursos de Medicina.
- 1874 - criada no Japão a primeira escola normal para moças
- 1878 - criada na Rússia uma Universidade Feminina
- 1901 - o deputado francês René Viviani defende o direito de voto das mulheres

Inspirador não ? E assim eu encerro a minha singela homenagem a esse dia tão especial e desejo a todas nós força, coragem, e determinação, para continuarmos lutando com cada vez mais força por nossos direitos e pela igualdade entre TODAS as pessoas.

Fontes :  Wikipédia
              Sua Pesquisa
              Delas
              Revista Escola



1 comentários:

  1. A história dos dias das mulheres é muito triste e chocante mas deu inicio ao feminismo.
    Seguindo de volta
    http://surejustnot.blogspot.com/

    ResponderExcluir

E ai, curtiu o post ? Então comente,meu amigo, comente! Mas não se esqueça de comentar sobre o que você leu, a clássica mendigagem de seguidores e likes não vai funcionar aqui. Ok ?

Obrigada pela visita :)

 
Ilustrações Designed by Freepik
© Minhas Palavras - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Íris Ramsés.
Tecnologia do Blogger.