segunda-feira, julho 13, 2015

Para Blogs - A Importância, e Como Escolher o Nome Do blog




Olá gente linda, tudo joia com vocês ?

Faz um tempo que eu não posto na categoria de auxílio aqui do blog não é ? Pelo que me lembro, o último  post foi sobre mais cinco coisas que devemos evitar ao criar um Layout. Pois é, depois de falar sobre esse tema eu meio que fiquei sem ideias sobre novos assuntos. Mas depois de pensar um pouquinho eu acabei me lembrando de uma parte super importante, mas que muitos não levam tão a sério na hora de criar seu blog: O nome do Blog.

Mas afinal, por que é tão importante criar um nome? Bem, logo de cara, sabemos que é por que vai ser por esse nome que você e seu trabalho ficarão ( ou não ) conhecidos. O nome do blog é nada mais nada menos do que o caminho que leva o leitor ao seu blog, mas por que ? Bem, por que na hora de pesquisar, o leitor vai digitar esse nome no Google, e se o resultado não aparecer de imediato, ele vai desistir da busca.

Além disso, um bom nome se torna mais apresentável na mídia. Fica bem aplicável em Mídia Kit ( que eu ainda vou falar sobre isso em outro post ) em materiais promocionais, e principalmente, no nome do canal no you tube, e até mesmo na tv, quando resolvem entrevistar blogueiras famosas. 

- Mas Íris, como que eu faço pra escolher um nome legal pro meu blog ?

Calma, não se desespere, por que aqui vão 5 dicas para escolher o nome do blog.

1 - Escolha algo que tem a ver com você.



Meu blog mudou de nome uma porrada de vezes. O primeiro nome foi Papel De Cerejeira, com o passar do tempo vi que esse nome não fazia muito sentido, e inspirada num projeto que eu fazia com um amigo, rebatizei o blog como Aplique Mais C.O.R , o projeto evoluiu e tomou outros rumos, acabei enjoando do nome e chamei de Minhas Palavras. Mas se engana quem pensa que parei por ai, depois de um tempo eu meio que enjoei do nome e mudei novamente, para Íris Ramsés Blog  achando que daria mais evidência para mim enquanto blogueira.


Meses depois, voltei para o nome Minhas Palavras  que é o atual nome do blog. Só nisso vocês podem ver como é complicado achar um nome legal. Enjoar e querer mudar é normal, e é o que fazemos até achar o nome perfeito. No fim das contas voltei para um nome antigo por que senti que ele me representava melhor, Minhas Palavras tem tudo a ver comigo e com o blog, afinal, é aqui que escrevo minhas opiniões e devaneios. Soa como algo pessoal e feito com carinho.

Primeiro cabeçalho do blog, feito no ano passado, e o novo, feito esse ano =)

Leve esse tipo de coisa em consideração na hora d escolher o nome do seu blog. Faça uma listinha de coisas que te agradam, que te façam feliz, e escolha a partir daí. Garanto que sairá um nome original e que será a sua cara. E lembre-se : Enjoar e mudar é normal.

2 - Evite os modismos

Eu vejo muitas pessoas se inspirando em blogs famosos pra escolher o nome do próprio, e não tem problema nenhum nisso. A treta na verdade só começa quando você praticamente pega o nome de outro blog e só muda algum detalhe pequeno. E isso não é legal, sabe por que ?

- Vai mostrar que você não tem criatividade
- Seu blog vai ser confundido com o outro que tem o nome parecido
- O risco de te acusarem de plágio é beeemmm alto
- Se a blogueira da qual você ´´ pegou `` o nome descobrir ela pode te processar 
- Você vai ganhar uma fama bem ruim na blogosfera

Então, vamos evitar coisas do tipo Depois dos ( insira uma idade aqui ), referente ao Depois Dos Quinze da Bruna Vieira, Boca ( insira uma cor aqui ) como o Boca Rosa da Bianca Andrade, ou Fala ( insira um nome aqui ), como o Fala Dantas da Jéssica Dantas. Eu sei que são nomes muito legais, mas infelizmente, já pegaram esses.

Agora, além desses, tem também os nomes modinha clássicos, que eu mesma vejo toda hora por ai que são nomes envolvendo algumas palavras específicas ( espero não ser apedrejada por que usa alguma dessas no nome do blog ) :

 - Pimenta
- Doce
- Dreams
- Moda
- Fashion
- Rosa ( esse já deve estar tão saturado que nem tem o que falar )
- Batom
- Livros
- Adolescente 

Então rola de evitar um pouco essas palavras pra não ficar parecendo com outros  milhões de blogs que tem por ai.

3 - Sobre o nome da blogueira ser o nome do blog




Eu já passei por essa fase e foi bem legal até, mas no fim das contas eu vi que não combinava muito comigo nem com o blog.  Sei que não sou dona da verdade, mas creio que esse tipo de nome fica mais legal quando o blog tem alguma finalidade profissional, assim o blog divulga a pessoa e sua especialidade já de cara no nome. Por exemplo:

- Fulana da Silva Make Up 
- Siclado de Almeida Designer 
- Maragarida Margarosa Eventos
- Seu Juca Da Esquina Buffets 

Sacaram ? Então se o seu blog for sobre temas mais descontraídos ou até mais pessoais, escolha uma nome que tenha mais a ver com a coisa toda, assim o nome vai ser descontraído que nem o tema. E não se preocupem, nem sempre colocar o seu nome no blog vai trazer aquele reconhecimento foda... no segundo tópico mesmo eu citei um monte de blogs famosos e suas donas também são mega conhecidas.

4 - Evite nomes muito longos




Cartas Para Uma Adolescente Em Crise Blog

Eu espero muito sinceramente que nenhum autor de algum blog com esse nome ( ou similares ) apareçam aqui querendo me matar, mas me desculpem, por que esse nome é e-nor-me.

Tem problema usar nomes compridos? Não tem. Mas vai afetar a pregnância do nome? Com certeza.  O que eu quero dizer com isso? Que quanto mais longo é o nome, mais complicado vai ser para os visitantes decorarem e digitarem, logo, vai ser difícil encontrar, fora que nomes grandes acabam virando siglas, como aconteceu comigo no Papel De Cerejeira, chegou uma hora em que estava ficando tão chato e cansativo digitar o nome todo que ele acabou virando PDC... os leitores por outro lado nem digitavam o nome, só fechavam as abas e desistiam da visita.

Na hora de escolher o nome pense algo mais simples, na minha opinião, três palavras já começam a dar um nozinho na cabeça de quem lê mas ainda rola de usar.

5 - Relação Nome x Layout




Então povo, dica pra vocês : Crie uma ligação coerente entre nome, layout e conteúdo do blog. Ou seja, nomes sérios para blogs sobre assuntos sérios, com layouts sérios, nomes descontraídos, para blogs descontraídos com layouts descontraídos.

Não adianta colocar um nome super descolado no seu blog se ele fala sobre assuntos empresariais, mas também não rola de usar um nome sério num blog que tem o layout todo colorido e ornamentado. 

Se você quiser colocar cores no nome do blog então rola de ter um cuidado ainda mais especial. Tente criar o layout baseado na cor do nome. Não estou dizendo pra você deixar o blog todo amarelo por que o nome dele é Ipê Amarelo, mas faça os detalhes assim, faixinhas de sidebar, marcadores, textos em hover... e pronto. 

Evite também desencontrar as cores. Não adianta chamar o seu blog Diário Cor De Rosa se o seu layout for completamente azul. Isso gera uma confusão... mas se você quiser usar duas cores, use a cor do nome em contraste a uma outra. Isso ajuda fixar a imagem do seu blog na cabeça de quem visita.

E pronto, seguindo essas dicas você pode escolher um nome legal pro seu blog. Espero que o post tenha sido útil, e quero dizer que vou falar mais sobre esses temas aqui no blog, hehe, aliás, aceito sugestões de temas, ok ?

Abraçoooosss o/




3 comentários:

  1. Oláá, adorei a postagem, meu blog já tem um nome, mas eu tava em duvida se deixava A Sweet Magic ou só Sweet Magic,oque vc acha melhor? É, o meu infelizmente tem ''doce'' como vc falou que é repetitivo, mas eu nem sabia dessas coisas, só o ''dreams'' que vejo muito. Mas o nome do meu foi por conta de um jogo de Fantasia que tbm é muito ''kawaii', tá mó dificil de fazer uma lay que combina tbm , omg, algo mais magia, como que faço? socoor HAUSHA' .

    Parabéns pela postagem, muito boa mesmo e com certeza vai ajudar muita gente ^.^
    Kissus

    ResponderExcluir
  2. Adorei! E acho que vou mudar o nome do meu blog, decidi que ele não me agrada mais!
    Obrigada pelas dicas! Amei todas, irei ver o post sobre layouts (Escrevi certo??) pois estou querendo mudar o meu!
    Seu blog é muito legal, apesar de eu não ler ele sempre (Sou meio ruinzinha para acompanhar blogs).
    XOXO ♥

    ResponderExcluir
  3. Falou tudo! Uma coisa que pensei muito antes de criar o blog foi no nome. Procurei analisar todos o quesitos.
    Blog Menina Descolada

    ResponderExcluir

E ai, curtiu o post ? Então comente,meu amigo, comente! Mas não se esqueça de comentar sobre o que você leu, a clássica mendigagem de seguidores e likes não vai funcionar aqui. Ok ?

Obrigada pela visita :)

 
Ilustrações Designed by Freepik
© Minhas Palavras - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Íris Ramsés.
Tecnologia do Blogger.