sexta-feira, janeiro 30, 2015

Para Blogs - O Que Evitar Na Hora De Criar Um Layout ? - Parte 1


E ai gente feliz ? Tudo joia ?

Temos hoje mais um post especial para dar aquele Help básico pro pessoal que está começando a criar o seu blog. Aliás, fiquei muito feliz com o retorno do meu primeiro post de dicas, sério, curti muito ter feito um post útil. Mas vamos lá.

Você começou o blog agora e está todo empolgado com os posts, comentários e tudo mais que a blogosfera pode oferecer. Tudo bem, mas antes de sair postando por ai você quer o blog coma sua cara, certo ? Mais que depressa milhares de abas são abertas no navegador, uma pra caçar um cabeçalho, ou pra procurar por um fundo legal, mais uma pra procurar faixinhas de sidebar, outra pra achar uma fonte ( letra ) legal... E depois de uma busca frenética pelas imagens e muitos tutoriais e noites de sono perdido você finalmente montou o seu Layout. Mas quando viu ele estava assim:


Pois é, ai você para por cinco segundos e fica pensando: ´´ Mas que merda foi essa que eu fiz ? `` Pois é, eu sei que é verdade por que eu também já fiz isso. E de que quebra você, meu lindo leitor que não é besta nem nada ainda repara que esse é o meu blog, afinal o cabeçalho entrega o nome. Então lá vem aquela pergunta cheia de dor e desespero: ´´ Puta merda, Íris, por que você fez isso o seu blog só por causa de um post? Como você fez pra voltar tudo ao normal ? E se rola um bug sinistro e seu blog fica assim pra sempre? VOCÊ É LOKONA !?``

E é essa pergunta que vai nos levar para o primeiro ( dos cinco ) tópicos desse post:

1 - NUNCA comece a montar o layout direto no seu blog.

Primeiramente, como vocês podem ver, o blog aqui tá de boa, como seu layout de sempre. Isso acontece por que depois de me lascar muito eu finalmente tomei vergonha na cara e criei um Blog De Teste, ou um Sofredor, como eu gosto de chamar.


Nunca comecem a criar seu novo layout direto no blog onde você faz suas postagens, por que se alguma coisa der errado, vai ser mais difícil e mais chatinho de consertar. O blogger permite que você crie vários blogs ao mesmo tempo. Crie um blog de teste, e nas configurações marque as opções de blog privado e/ou a opção que não permite que o google mostre o blog nas pesquisas, e pronto, você por fazer a zorra que quiser e errar o quanto for preciso antes de deixar tudo do jeito que você quiser. Depois é só copiar o layout que você fez e colar no blog certo.

2 - Evite backgrounds muito carregados ou que não se encaixam.


Eu separei dois backgrounds diferentes para vocês compararem. Um é bem simples, e quando se aplica a repetição não dá pra ver onde a imagem original começa ou termina, além disso, a resolução está boa, e a imagem é agradável aos olhos. No outro, a resolução está baixa, tem um monte de figuras diferentes espalhadas e dá pra ver claramente a emenda entre as partes do background, afinal, aquele batom está sem a ponta, aquele pente está sem uma parte e etc e tal.

Quando o backgroun é muito chamativo, o leitor não sabe se lê a postagem ou se olha pro fundo do blog, e isso é muito ruim. Além de ser um incômodo pro olhos isso faz com que o visitante saia rápido do seu blog. Dê preferência para fundos simples, que se encaixam e que deixem em evidência a área de postagem. Se quiser um background com imagens, opte por imagens com efeito de transparência e seja feliz.

3 - Cabeçalho com fundo branco ou com cores que não aparecem no layout.


Todo mundo curte fazer o cabeçalho, afinal ele é primeira coisa que o visitante vê quando entra no seu blog. Ai na empolgação você enche o negócio de cores, detalhes, letras diferentes e pronto, ele fica parecendo esse carnaval da imagem.

Se você quer evitar isso, eu aconselho: Faça o cabeçalho em PNG, que é um tipo de imagem que tem o fundo transparente e vai harmonizar muito mais com o Background, ou tenha um cuidado master com os elementos que você vai por no seu cabeçalho, ou ainda, faça o blog com bacground branco, assim tudo se encaixa e seu leitor não vai ter um ataque epilético quando olhar pro seu cabeçalho.

4 - Monte uma paleta com cores que combinem. Ou que pelo menos harmonizem entre si.


Pra ilustrar essa parte, eu peguei a paleta de cores do meu blog como exemplo. Eu usei um degradê entre preto e cinza. Se você observar o blog todo só tem essas cores. E embaixo temos uma paleta feita sem ser pensada. Agora digam, pra qual das duas é mais agradável olhar? 

Isso não significa que você está proibido de usar verde fluorescente com vermelho, claro que não. Mas planeje os locais onde você vai aplicar as cores, caso contrário seu blog vai virar um arco-íris que vai gerar algumas dores de cabeça para seus leitores. É tudo uma questão de planejamento.

5 - Evite textos em cores claras em cima de fundos brancos.

Pois é , dá aguentar um monte de coisa. O layout pode estar ruim na opinião do visitante, mas o blogueiro é Top nas baladas, posta coisas legais, e conteúdos interessantes. E  você já está seguindo o blog, dando like na fanpage, seguindo o blogueiro no instagram e tudo mais.

Até você continuar lendo o blog. Ai você vai descendo as postagens, tudo muito lindo, cheio de imagens legais...mas de repente, o texto vai ficando estranho, e você não sabe por que.Quanto mais você lê o blog, mais claras vão ficando as letras dos textos, e você começa a ler como se fosse meio míope ou sei lá...os textos vão ficando invisíveis, você vai aproximando o rosto do monitor cada vez mais e quando percebe , você está lendo com o nariz colado na tela do seu computador e começa a se questionar se deveria fazer algum exame nos olhos e cogita até a possibilidade de você estar precisando usar óculos, por que ou tem alguma coisa errada com seus olhos, ou você precisa ajustar alguma coisa no seu monitor...

E antes de terminar de ler a postagem o leitor já foi embora e provavelmente não vai voltar mais.

Mas como resolver isso ? Das duas uma, ou você coloca uma cor de fundo na área de postagem, o que não é muito aconselhável dependendo de como é o restante do layout, ou você digita seus posts em letrar pretas ou em cores escuras que combinem com o seu layout.


E depois de seguir todas as dicas, seu blog vai ficar lindo e divoso ( pelo menos espero...). Espero que tenham curtido e que as dicas tenham sido úteis, pretendo fazer um segundo post sobre esse mesmo tema, mas só se vocês gostarem desse aqui, hehe. 

Abraços e até mais .



5 comentários:

  1. As dicas me ajudaram um monte. Queria a sua opinião sobre o meu:

    http://futuroerealidade.blogspot.com.br/2015/01/a-metamorfose-toda-ideiaprecisa-ser.html

    ResponderExcluir
  2. Que post legal Iris. É realmente estranho quando o blog tem várias cores que não harmonizam entre si.
    Adoro post úteis como esse, sempre me ajudam quando eu decido fazer alguma mudança no blog.

    Bjinhos
    Jeh-chan
    ~Uma Geek Descolada

    ResponderExcluir
  3. Oi =3
    Adorei as dicas, de verdade. Eu quando descobri as paletas de cores, quase morri de emoção, saí baixando como uma loca hahahah =3
    Tem umas bem legais que já dão o código e tudo. Mas ainda preciso de muito treino pra aprender a mexer no blog, meu tino pra design é meio falho =3
    Enfim, continue com as dicas, porque sempre vou vir aqui pra ver =3

    ResponderExcluir
  4. Ja estraguei muito meu blog nao seguindo sua primeira dica, dai então, criei um blog para testes rs

    www.acrescentada.com

    ResponderExcluir
  5. A dica das cores do texto foi maravilhosa, adorei do jeito que tu fez e é bem assim mesmo! Realmente, cores que não conversam entre si estragam um layout
    Beijos, Amanda | Tô de Short
    http://todeshort.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

E ai, curtiu o post ? Então comente,meu amigo, comente! Mas não se esqueça de comentar sobre o que você leu, a clássica mendigagem de seguidores e likes não vai funcionar aqui. Ok ?

Obrigada pela visita :)

 
Ilustrações Designed by Freepik
© Minhas Palavras - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Íris Ramsés.
Tecnologia do Blogger.