terça-feira, outubro 29, 2013

Eu e o Enem , O Enem e eu . . .

E ai meu povo , como vai a vida ?
Pois é , todo mundo sabe que o assunto dos últimos seis meses tem sido o maligno e complicado Enem . Como todos já devem ter visto no meu perfil aqui na coluna lateral do blog , eu tenho 20 anos nas costas , e esse anos eu fiz o primeiro Enem da minha vida , ha há !

É , passei um bocado de tempo da minha vida ouvindo povo falar de como essa prova é maligna e cruel. Nunca tinha feito antes por que , bem , não me interessava. Mas como uma hora eu vou ter que tomar um rumo na minha vida , esse ano eu resolvi me inscrever . Fiz a prova só pra conhecer mesmo , não me matei de estudar nem nada do tipo .

Pois então , eu me inscrevi e até o dia da prova eu fiquei pensando no capiroto satânico que deveria ser a prova. Fiquei pensando nos meus amigos que se descabelavam pela prova seis meses antes de ela acontecer. E logo no dia da prova , fiquei com medo de não chegar no local da prova na hora certa e me lascar na vida .

Mas para explicar melhor eu vou fazer uma coisa diferente . Vou separar as partes tensas da coisa toda e representar minhas expressões com gifs . hahsuashuahsuas vai ser legal .

1 - Data e Local Da Prova

Fiquei razoavelmente tensa com o local da prova. Achei que iam me mandar lá pra onde judas perdeu as botas e que eu ia chegar e dar de cara com o portão fechado . No entanto , nos dois dias de prova eu acordei de boa , deu tempo até de lavar o cabelo no banho , tomar uma café legal e tal . Peguei o metrô , e ainda fiz a outra metade do caminho a pé . Ai cheguei lá , cacei meu nome na lista e fui caçar um cantinho pra sentar antes de começar a prova tipo assim : 



2 - A Paradinha de Levar um Lanche .

Achei que a prova ia aer tão longa e complicada que uma hora eu ia começar a passar fome. Todo mundo fala de levar um lanche . Vi gente que levou quase a geladeira de casa inteira pra prova . Eu fui de boa , no primeiro dia eu levei uma garrafinha de suco , um pacotinho de  biscoito de  maizena e um pacotinho de Ruffles. No segundo , tornei a levar o suco , mas ao invés de biscoito eu levei pão com presunto . Na verdade eu levei dois pães, um eu comi antes da prova e outro , quando já tinha saído da sala . Ao contrário do que eu pensei que aconteceria , eu não me desnutri e comi de boa , mais ou menos assim ó :


3 - A fiscalização 

Então . Quando cheguei pra fazer a prova achei que seria revistada por um bando de policiais do tamanho de armários . Que eu ficaria sem minha bolsa, sem minhas roupas , sem nada e se achassem algo de errado eu ia ficar mais ou menos assim :


Mais foi tudo de boa . O máximo que aconteceu foi ter que colocar meu celular desligado num saquinho plástico e pronto. Ou seja , parem com esse auê todo só por que vão ter que desligar os eletrônicos. E só pra constar , ninguém encostou em mim .

4 - Quanto a se matar de estudar pra prova :

Eu nem encostei nos meus livros pra estudar. Fui fazer a prova só pra conhecer mesmo. E enquanto tinha gente que estava o ano todo se matando pra fazer essa prova ,com caras  assim :


Eu fiquei de boa , afinal estava fazendo a prova só pra conhecer o esquema mesmo . E considerando que a essa altura do campeonato não estava acontecendo nenhuma das coisas macabras que eu estava pensando que ia acontecer , bem , eu fiquei tipo assim :


5 - Finalmente, a prova .

Acho que foi a parte que mais me decepcionou . Todo mundo fala que aprova é um treco louco da vida que quase ninguém consegue resolver direito . Que as questões são difíceis , e quem consegue tirar notas boas no Enem é visto como gênio . Mas não deveria ser bem assim .

Quando a avaliadora colocou a prova na minha mesa eu achei que não ia conseguir escrever meu nome na prova. Mas então eu abri o caderno , comecei a ler as questões ( em ambos os dias isso , tá ? )  e então eu parei , respirei fundo e a minha cara variava disso :


Pra isso :


Pra isso :


Ou seja , haviam questões fáceis , questões mediana e questões difíceis . Como uma prova qualquer que você faz no ensino médio . A dedução final da coisa toda é bem simples .

Fiz o Enem pela primeira vez na minha vida. E sinceramente , não sei por que todo esse estardalhaço . É uma prova de ensino médio como outra qualquer que se faz na escola , nada que você não resolva se não estudar decentemente e se dedicar . Na verdade , não tem nada na prova que um professor do ensino médio não ensine em sala de aula . . . sério mesmo minha gente , parem com esse pânico , por que é uma prova comum com questões fáceis e difíceis , o chato é que ela dura 4 horas e você tem que colorir 90 bolinhas no gabarito . Pronto . É só estudar . . . e parar de pensar que o Enem é a solução para todos os problema no futuro na sua vida . Façam um plano B , e pronto . Por que nem sempre dá pra passar , mas também não precisa ficar enlouquecido com uma prova que tem conteúdo do terceiro ano do ensino médio O.O E olha que eu fui uma tragédia no ensino médio , kkkkkkkkk

E é isso ai meu povo . Parem de ter medo do Enem. Com dedicação e esforço , todo mundo pode passar de boa . O medo é seu pior inimigo .

Abraços ^^


5 comentários:

  1. Affe!
    Nossa Íris! Tavas bem aflita, mesmo hein!
    ainda bem que fosses só p/ conhecer!! Hehehehe
    Mas não te preocupa, se não for dessa vez tens a vida inteira pela frente para fazer Enem.
    Não dá p/ se desesperar. Mas podes muito bem ter se saído Mega bem e escolher o curso que quiseres...normalmente, quem vai despretensioso eh quem se sai melhor, e tu disseste que achasse as questões bem acessíveis neh?!
    Aaaaah sério que tu achou que ias ficar sem roupa? ahahahaha to brincando!!!!
    Bom, querida! Boa sorte!!!!
    Que sejas uma universitária ano que vem ;)
    Beijos ^^

    Pink CupCake

    ResponderExcluir
  2. Pois é , hashuashuas meus amigos fizeram mó terrorismo comigo e fiquei morrendo de medo da prova . Obrigada pelas vibrações positivas e pela visitinha ^^

    ResponderExcluir
  3. Na hora das provas o melhor é ficar com muita calma não se estressar não é fácil, mas é o melhor, passando pra desejar uma ótima quinta-feira fique com Deus beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita ^^
      No ano que vem eu vou fazer a prova pra valer , pelo menos agora estou mais calma e menos tensa com a coisa toda hehe

      Excluir
  4. Eu nunca precisei fazer o enem, mas sou da teoria de que manter a calma é tudo em qualquer prova.
    Beijoo
    http://gabrielabordin.blogspot.com.br/
    FB

    ResponderExcluir

E ai, curtiu o post ? Então comente,meu amigo, comente! Mas não se esqueça de comentar sobre o que você leu, a clássica mendigagem de seguidores e likes não vai funcionar aqui. Ok ?

Obrigada pela visita :)

 
Ilustrações Designed by Freepik
© Minhas Palavras - 2015. Todos os direitos reservados.
Criado por: Íris Ramsés.
Tecnologia do Blogger.