E ai meu povo , como vai a vida ?
Pois é , todo mundo sabe que o assunto dos últimos seis meses tem sido o maligno e complicado Enem . Como todos já devem ter visto no meu perfil aqui na coluna lateral do blog , eu tenho 20 anos nas costas , e esse anos eu fiz o primeiro Enem da minha vida , ha há !
É , passei um bocado de tempo da minha vida ouvindo povo falar de como essa prova é maligna e cruel. Nunca tinha feito antes por que , bem , não me interessava. Mas como uma hora eu vou ter que tomar um rumo na minha vida , esse ano eu resolvi me inscrever . Fiz a prova só pra conhecer mesmo , não me matei de estudar nem nada do tipo .
Pois então , eu me inscrevi e até o dia da prova eu fiquei pensando no capiroto satânico que deveria ser a prova. Fiquei pensando nos meus amigos que se descabelavam pela prova seis meses antes de ela acontecer. E logo no dia da prova , fiquei com medo de não chegar no local da prova na hora certa e me lascar na vida .
Mas para explicar melhor eu vou fazer uma coisa diferente . Vou separar as partes tensas da coisa toda e representar minhas expressões com gifs . hahsuashuahsuas vai ser legal .
1 - Data e Local Da Prova
Fiquei razoavelmente tensa com o local da prova. Achei que iam me mandar lá pra onde judas perdeu as botas e que eu ia chegar e dar de cara com o portão fechado . No entanto , nos dois dias de prova eu acordei de boa , deu tempo até de lavar o cabelo no banho , tomar uma café legal e tal . Peguei o metrô , e ainda fiz a outra metade do caminho a pé . Ai cheguei lá , cacei meu nome na lista e fui caçar um cantinho pra sentar antes de começar a prova tipo assim :
2 - A Paradinha de Levar um Lanche .
Achei que a prova ia aer tão longa e complicada que uma hora eu ia começar a passar fome. Todo mundo fala de levar um lanche . Vi gente que levou quase a geladeira de casa inteira pra prova . Eu fui de boa , no primeiro dia eu levei uma garrafinha de suco , um pacotinho de biscoito de maizena e um pacotinho de Ruffles. No segundo , tornei a levar o suco , mas ao invés de biscoito eu levei pão com presunto . Na verdade eu levei dois pães, um eu comi antes da prova e outro , quando já tinha saído da sala . Ao contrário do que eu pensei que aconteceria , eu não me desnutri e comi de boa , mais ou menos assim ó :
3 - A fiscalização
Então . Quando cheguei pra fazer a prova achei que seria revistada por um bando de policiais do tamanho de armários . Que eu ficaria sem minha bolsa, sem minhas roupas , sem nada e se achassem algo de errado eu ia ficar mais ou menos assim :
Mais foi tudo de boa . O máximo que aconteceu foi ter que colocar meu celular desligado num saquinho plástico e pronto. Ou seja , parem com esse auê todo só por que vão ter que desligar os eletrônicos. E só pra constar , ninguém encostou em mim .
4 - Quanto a se matar de estudar pra prova :
Eu nem encostei nos meus livros pra estudar. Fui fazer a prova só pra conhecer mesmo. E enquanto tinha gente que estava o ano todo se matando pra fazer essa prova ,com caras assim :
Eu fiquei de boa , afinal estava fazendo a prova só pra conhecer o esquema mesmo . E considerando que a essa altura do campeonato não estava acontecendo nenhuma das coisas macabras que eu estava pensando que ia acontecer , bem , eu fiquei tipo assim :
5 - Finalmente, a prova .
Acho que foi a parte que mais me decepcionou . Todo mundo fala que aprova é um treco louco da vida que quase ninguém consegue resolver direito . Que as questões são difíceis , e quem consegue tirar notas boas no Enem é visto como gênio . Mas não deveria ser bem assim .
Quando a avaliadora colocou a prova na minha mesa eu achei que não ia conseguir escrever meu nome na prova. Mas então eu abri o caderno , comecei a ler as questões ( em ambos os dias isso , tá ? ) e então eu parei , respirei fundo e a minha cara variava disso :
Pra isso :
Pra isso :
Ou seja , haviam questões fáceis , questões mediana e questões difíceis . Como uma prova qualquer que você faz no ensino médio . A dedução final da coisa toda é bem simples .
Fiz o Enem pela primeira vez na minha vida. E sinceramente , não sei por que todo esse estardalhaço . É uma prova de ensino médio como outra qualquer que se faz na escola , nada que você não resolva se não estudar decentemente e se dedicar . Na verdade , não tem nada na prova que um professor do ensino médio não ensine em sala de aula . . . sério mesmo minha gente , parem com esse pânico , por que é uma prova comum com questões fáceis e difíceis , o chato é que ela dura 4 horas e você tem que colorir 90 bolinhas no gabarito . Pronto . É só estudar . . . e parar de pensar que o Enem é a solução para todos os problema no futuro na sua vida . Façam um plano B , e pronto . Por que nem sempre dá pra passar , mas também não precisa ficar enlouquecido com uma prova que tem conteúdo do terceiro ano do ensino médio O.O E olha que eu fui uma tragédia no ensino médio , kkkkkkkkk
E é isso ai meu povo . Parem de ter medo do Enem. Com dedicação e esforço , todo mundo pode passar de boa . O medo é seu pior inimigo .
Abraços ^^